Ir Érica: Em sua opinião qual a importância do estágio supervisionado para a formação do professor de matemática?
Prof. Edvan: Assim
como em toda disciplina curricular, o estágio em Matemática é essencial para a
formação e amadurecimento do neo-professor. Ele precisa está em contato com o
público que será seu companheiro durante sua trajetória profissional.
Ir Érica:Conte um
pouco sobre a sua experiência de estágio?
Prof. Edvan: Foi
um período muito enriquecedor, tive a oportunidade de trabalhar com dois
grandes homens (tanto no sentido do caráter como no sentido profissional) que
muito me ajudaram e me orientaram para que eu pudesse hoje ser o profissional
que sou.
Ir Érica: Como os estágios contribuíram em sua profissão?
Ir Érica: Como os estágios contribuíram em sua profissão?
Prof. Edvan: O estágio na sala de aula em
matemática me rendeu meu primeiro emprego, o que me abriram as portas em várias
instituições de ensino na cidade de Sobral e em cidade adjacentes. Foi um
período muito forte de experiência e contatos com os professores da época
(início da década de 1990).
Ir Érica: Em sua opinião a escola também ganha nesta troca de experiências estagiário-escola?
Ir Érica: Em sua opinião a escola também ganha nesta troca de experiências estagiário-escola?
Prof. Edvan: Certamente,
e é quem mais tem a ganhar. Facilita o diálogo didático-pedagógico entre o
professor e os alunos, intermediado pelo estagiário que, em geral é de uma geração
mais nova e mais próxima da faixa etária dos alunos.
Ir Érica: Que mensagem você dá aos alunos do curso de matemática UVA principalmente os que estão cursando a disciplina de estágio 2?
Ir Érica: Que mensagem você dá aos alunos do curso de matemática UVA principalmente os que estão cursando a disciplina de estágio 2?
Prof. Edvan: Que
ser professor não é fácil, não é brincadeira de criança. Ser professor de
matemática é algo formidável, mas em nossa cultura se criou um modelo de que os
matemáticos são nerds, gênios e outros adjetivos que ao entrar na cabeça dos
alunos do curso de matemática fazem com que eles se achem mais inteligentes que
os outros alunos de outros cursos. Tem que ter humildade, fazer com que os
alunos aprendam, tem que saber repassar e humildade para reconhecer que não é
possível se conhecer tudo no mundo e a matemática é uma ciência tão comum
quanto as demais.
Muito boa entrevista, Ir. Érica. Sugiro que dê uma reformada na formatação (em alguns pontos tem uma fonte diferente). Faltou também uma foto do professor.
ResponderExcluir