segunda-feira, 25 de abril de 2016

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

No dia 20 de abril, entrevistei o professor Edvan Siebra Moura, professor do Colégio Santo Antonio desde 2006, graduado em Ciências com Habilitação plena em Matemática (1995) e Filosofia (2004)  formado pela UVA, graduando em letras Espanhol, pós-graduado em Ensino da Língua Espanhola e especialização em metodologia do ensino fundamental e médio, a entrevista teve como tema : A importância do estágio supervisionado para a formação do professor de matemática.
 
Ir Érica:  Em sua opinião qual a importância do estágio supervisionado para a formação do professor de matemática?
Prof. Edvan: Assim como em toda disciplina curricular, o estágio em Matemática é essencial para a formação e amadurecimento do neo-professor. Ele precisa está em contato com o público que será seu companheiro durante sua trajetória profissional.

 Ir Érica:Conte um pouco sobre a sua experiência de estágio?
Prof. Edvan: Foi um período muito enriquecedor, tive a oportunidade de trabalhar com dois grandes homens (tanto no sentido do caráter como no sentido profissional) que muito me ajudaram e me orientaram para que eu pudesse hoje ser o profissional que sou.

Ir Érica: Como os estágios contribuíram em sua profissão?
Prof. Edvan:  O estágio na sala de aula em matemática me rendeu meu primeiro emprego, o que me abriram as portas em várias instituições de ensino na cidade de Sobral e em cidade adjacentes. Foi um período muito forte de experiência e contatos com os professores da época (início da década de 1990).

Ir Érica: Em sua opinião a escola também ganha nesta troca de experiências estagiário-escola?
Prof. Edvan: Certamente, e é quem mais tem a ganhar. Facilita o diálogo didático-pedagógico entre o professor e os alunos, intermediado pelo estagiário que, em geral é de uma geração mais nova e mais próxima da faixa etária dos alunos.

Ir Érica: Que mensagem você dá aos alunos do curso de matemática UVA principalmente os que estão cursando a disciplina de estágio 2?
Prof. Edvan: Que ser professor não é fácil, não é brincadeira de criança. Ser professor de matemática é algo formidável, mas em nossa cultura se criou um modelo de que os matemáticos são nerds, gênios e outros adjetivos que ao entrar na cabeça dos alunos do curso de matemática fazem com que eles se achem mais inteligentes que os outros alunos de outros cursos. Tem que ter humildade, fazer com que os alunos aprendam, tem que saber repassar e humildade para reconhecer que não é possível se conhecer tudo no mundo e a matemática é uma ciência tão comum quanto as demais.

Um comentário:

  1. Muito boa entrevista, Ir. Érica. Sugiro que dê uma reformada na formatação (em alguns pontos tem uma fonte diferente). Faltou também uma foto do professor.

    ResponderExcluir